Snow Crash, o icônico romance de Neal Stephenson, é uma emocionante obra cyberpunk que apresenta uma aventura vertiginosa, mistério, hackers e uma sociedade futurista complexa e distópica. A história começa em uma sociedade pós-moderna, onde a realidade virtual é um mundo totalmente permeável, que serve como uma forma de escapar da realidade tediosa e depressiva.
Passada em um futuro próximo dos Estados Unidos, a história segue o personagem principal, Hiro Protagonist, um hacker e entregador de pizzas de dia, e um metaverso de noite, onde ele assume a persona de um guerreiro samurai. A aventura começa quando Hiro se envolve em um mistério que envolve um vírus perigoso que se espalha por meio de snow-crash, um tipo de droga virtual.
Com a ajuda da heroína, Y.T., uma jovem entregadora em um skate de jet alugado e equipado com tecnologia de rastreamento, Hiro descobre uma enorme conspiração multinacional. Enquanto isso, ele também aprende mais sobre a linguagem snooze (um sistema de codificação linguística com propriedades hipnóticas) e as implicações psicológicas de como somos programados para pensar.
A narrativa reúne temas de filosofia, neurociência, tecnologia e mitologia, apresentando uma interpretação nova e distorcida da história da Babilônia, bem como uma visão profunda sobre o que realmente significa ser humano. A obra também cria uma crítica social ao capitalismo de maneira muito surpreendente.
Em suma, Snow Crash é um livro emocionante e inovador, que consegue mesclar múltiplos universos e explorar como a tecnologia tem a capacidade de transformar a cultura e a sociedade. Com sua prosa brilhante e agradável ao leitor, Neal Stephenson apresenta uma distopia fascinante que ainda é relevante no mundo atual.